Tipos Psicológicos
- Sávio Venâncio
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

A teoria dos tipos psicológicos de Carl G. Jung é uma maneira de entender e classificar as diferenças na personalidade das pessoas. De acordo com Jung, existem quatro principais funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Essas funções nos ajudam a perceber, compreender, avaliar e lidar com o mundo ao nosso redor.
Jung também identificou duas atitudes básicas que as pessoas podem ter em relação ao mundo externo: extroversão e introversão. A extroversão se refere a uma tendência a se concentrar mais no mundo exterior, buscando estímulos e interações com outras pessoas. A introversão, por sua vez, é uma tendência a se concentrar mais no mundo interno, buscando reflexão e autoconhecimento.
Com base nessas funções psicológicas e atitudes, Jung propôs que cada pessoa possui um tipo psicológico predominante/preferencial, que é desenvolvido desde muito cedo visando à necessidade de adaptação e sobrevivência do indivíduo em formação.
Existem 8 tipos principais, que são combinações diferentes das funções psicológicas e atitudes. Esses tipos são:
Tipo Pensador: pessoas que preferem usar o pensamento como sua função dominante, valorizando a lógica e a objetividade.
Tipo Sentimental: pessoas que preferem usar o sentimento como sua função dominante, valorizando a empatia e a consideração dos valores pessoais e dos outros.
Tipo Sensorial: pessoas que preferem usar as sensações como sua função dominante, valorizando as informações sensoriais e os detalhes concretos do ambiente.
Tipo Intuitivo: pessoas que preferem usar a intuição como sua função dominante, valorizando a visão de futuro e as possibilidades ocultas (que estão “para além” dos sentidos físicos).
Esses 4 tipos se combinam com uma das atitudes abaixo, formando assim as 8 combinações diferentes de tipos psicológicos.
A - Extrovertido: pessoas que têm uma atitude extrovertida, buscando interações sociais e direcionamento de sua energia psíquica para o meio externo.
B - Introvertido: pessoas que têm uma atitude introvertida, preferindo reflexão interna e foco interno. O direcionamento preferencial da energia psíquica é para o mundo interior.

Além disso, cada tipo psicológico também possui uma função auxiliar, que é a segunda função mais desenvolvida e desempenha um papel importante na personalidade de cada indivíduo.
É importante lembrar que esses tipos psicológicos não são caixas rígidas, mas sim uma maneira de entender e descrever as preferências e tendências da personalidade de cada pessoa. As pessoas podem ter características de diferentes tipos em graus variados de desenvolvimento e a teoria de Jung busca captar e compreender essa diversidade na experiência humana.
O conhecimento do tipo psicológico das pessoas pode ser útil em variados contextos, como por exemplo: processo psicoterapêutico, seleção profissional, autoconhecimento, entre outros.
Atualmente, no Brasil, temos a disposição instrumentos psicológicos que possibilitam a identificação do tipo característico de cada pessoa.
E aí, se identificou com algum tipo?





