Como tratar o Estresse?
- Sávio Venâncio
- 21 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

O tratamento do estresse pode variar dependendo da intensidade e duração do estresse, bem como das necessidades e preferências individuais. Algumas formas de tratamento e estratégias que podem ser utilizadas para gerenciar e modular o estresse podem incluir:
Estilo de vida saudável:
Exercício regular: A atividade física regular ajuda a liberar endorfinas, que são substâncias químicas naturais que melhoram o humor e reduzem o estresse.
Dieta equilibrada: Uma alimentação saudável fornece ao corpo os nutrientes necessários para enfrentar o estresse.
Sono adequado: Garanta um sono de qualidade, pois a falta de sono pode agravar o estresse.
Evitar o consumo excessivo de álcool, cafeína e tabaco, que podem aumentar o estresse.
Técnicas de relaxamento:
Meditação: A meditação mindfullness e outras formas de meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.
Respiração profunda: Aprender técnicas de respiração profunda pode ajudar a acalmar o sistema nervoso.
Ioga: A ioga combina exercícios físicos com técnicas de relaxamento e pode ser eficaz no alívio do estresse.
Biofeedback VFC: Essa ferramenta pode auxiliar na regulação do Sistema Nervoso Autônomo, o que pode influenciar diretamente na modulação e alívio do estresse.
Gerenciamento do tempo:
Organização: Organizar tarefas e estabelecer prioridades pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga.
Definir limites: Estabelecer limites saudáveis no trabalho e em relacionamentos pode ajudar a evitar o excesso de estresse. Permitir-se viver momentos de ócio, ou seja, ficar “sem fazer nada”.
Suporte social:
Manter contato com amigos e familiares: Ter um sistema de apoio forte pode ser fundamental para lidar com o estresse.
Conversar com um Psicoterapeuta: A Psicoterapia individual ou em grupo pode ser útil para aprender a lidar com o estresse de forma eficaz.
Aprendizado de habilidades de enfrentamento:
Treinamento em resolução de problemas: Aprender a abordar os problemas de forma estruturada e eficaz pode reduzir a sensação de impotência.
Psicoterapia:
A psicoterapia pode ajudar no processo de identificação de fatores de estresse, bem como promover a regulação emocional, o desenvolvimento e fortalecimento da resiliência e habilidades de enfrentamento, técnicas de modulação dos estados afetivos, entre outros recursos para lidar com estados de estresse intensos.
Medicamentos:
Em casos de estresse crônico e debilitante, um profissional de saúde mental (médico psiquiatra) pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar sintomas como ansiedade e depressão. No entanto, a medicação geralmente é usada em conjunto com outras abordagens terapêuticas.
A cultura moderna amplifica alguns discursos que infelizmente intensificam e cronificam os estados. Somos bombardeados a todo momento com alguns slogans, tais como: “seja 100% produtivo”, “trabalhe enquanto eles descansam”, “sem dor, sem ganho”, “descansar é para os fracos”, alimentando de forma contínua um ciclo vicioso que está cada vez mais adoecendo as pessoas.
Identificar os fatores de estresse que estão lhe afetando pode ser o passo inicial para um processo de reorganização e transformação da sua dinâmica de vida, em busca de equilíbrio e bem-estar.
É importante lembrar que o tratamento do estresse pode ser altamente individualizado, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma maneira para outra. É aconselhável buscar a orientação de profissionais de saúde especializados para avaliar a situação e desenvolver um plano de tratamento adequado às necessidades específicas de cada pessoa. O tratamento precoce e eficaz do estresse pode ajudar a prevenir complicações de saúde e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral.
Cuide-se e viva Bem!





