Depressão
- Sávio Venâncio
- 1 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A Depressão é uma condição clínica que afeta a forma como uma pessoa se sente, pensa e age. Ela não é apenas uma tristeza passageira, mas sim um estado persistente de tristeza e desânimo que interfere na vida cotidiana.
Quando alguém está vivenciando estados depressivos, pode se sentir constantemente triste, sem esperança ou sem energia. As coisas que costumavam ser prazerosas podem perder o interesse e as atividades cotidianas como trabalhar, estudar ou socializar podem se tornar muito difíceis.
No mundo, em 2010, a depressão pode ter acometido cerca de 298 milhões de pessoas, das quais 187 milhões eram mulheres. No Brasil, pode-se inferir que possivelmente a incidência de Transtorno Depressivo Maior seja mais elevada em comparação com o cenário internacional. Ser acometido por esse transtorno pode aumentar em até 20 vezes o risco de suicídio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre todas as doenças (físicas e mentais), a depressão é uma das principais causas de morte prematura e perda de capacidade de vida produtiva, causando considerável impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas acometidas.
Existem várias causas possíveis para a depressão, incluindo fatores genéticos, desequilíbrios químicos no cérebro, eventos estressantes da vida, traumas ou doenças físicas. Às vezes, pode não haver um motivo específico para a depressão, pois geralmente é um quadro de natureza multifatorial.
É importante entender que a depressão não é uma fraqueza pessoal nem algo que a pessoa pode simplesmente "superar" com força de vontade. É uma condição clínica real que requer tratamento especializado, muitas vezes de forma urgente.
O tratamento da depressão pode envolver psicoterapia, medicamentos antidepressivos ou uma combinação dos dois. O apoio de amigos, familiares e profissionais de saúde são essenciais para ajudar alguém com depressão a se recuperar.
Se você ou alguém que você conhece está lidando com sintomas de depressão, é importante buscar ajuda e apoio. A depressão pode ser tratada e a maioria das pessoas melhora com o tratamento adequado.
Consulte sempre profissionais capacitados a lidarem com suas necessidades individuais.
Busque ajuda, você pode superar!





